INSPEQUALY
LAUDOS TÉCNICOS E INSPEÇÕES
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
LAUDOS TÉCNICOS E INSPEÇÕES
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Considerando a necessidade de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tendo em vista a atividade fim da INSPEQUALY, fica estabelecido e implantado a Política e os Objetivos da qualidade, em todos os procedimentos administrativos, de gestão, e operacionais, conforme segue:
Política da Qualidade
Reconhecer as atividades de nossos clientes, atendendo suas necessidades com segurança, confiança e a qualidade de nossos processos, buscando constantemente, através de dedicação e empenho, a melhoria contínua de todos nossos procedimentos, bem como o respeito às legislações específicas dos serviços e ambientais.
Objetivos da Qualidade
• QUALIDADE DE PROCESSO: Cumprir as normas técnicas internas e externas. Análise crítica dos processos periodicamente.
• QUALIFICAÇÃO: Qualificação profissional de todo pessoal envolvido nos processos.
• CO-RESPONSABILIDADE: Rastreabilidade das subcontratações de serviços.
• VERSATILIDADE DO SERVIÇO: Controle de serviços em andamento. Cumprimento de prazos. Planejamento dos novos serviços.
• MELHORIA: Identificação de oportunidades de melhorias nos processos, através da análise crítica destes. Determinar os recursos necessários para a melhoria do processo.
MISSÃO
Prover solução, confiança, segurança e respeito aos nossos clientes e ao meio ambiente, com nossos serviços de Inspeções e laudos Técnicos.
VISÃO
Ser reconhecida como especialista e referência em prover soluções e segurança nos serviços de Inspeções e laudos Técnicos.
ESCOPO DO SISTEMA DA QUALIDADE
Prestação de serviços de Inspeções e Laudos Técnicos, em áreas correlatas e de habilidade da Engenharia Mecânica.
SERVIÇOS PRESTADOS
Inspeções e Laudos Técnicos, em áreas correlatas e de habilidade da Engenharia Mecânica.
Os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são estabelecer, documentar, implantar e manter rotinas, com base na Norma, permitindo à INSPEQUALY um monitoramento para o processo de melhoria contínua de suas atividades.
Para atingir esses objetivos foi estabelecido um sistema que propicia:
a) Identificação dos processos necessários para o SGQ, descritos;
b) Determinação da sequência e interação destes processos;
c) Determinação dos critérios e métodos requeridos para assegurar a efetiva operação e controle destes processos;
d) Garantia da disponibilidade de informações necessárias para apoiar a operação e monitoramento destes processos;
e) Rastreabilidade e análise dos processos e implementação de ações necessárias para assegurar os resultados planejados e sua contínua melhoria.
Todos os documentos do Sistema de Gestão da Qualidade são utilizados como base no Processo para gestão, dentro da seguinte abordagem:
ESTRUTURA DA DOCUMENTAÇÃO
O Sistema de Gestão da Qualidade da INSPEQUALY foi estruturado em níveis de documentos de forma que as informações possam ser distribuídas na quantidade necessária e na linguagem adequada aos usuários, permitindo assim, maior agilidade no fluxo de informações.
A documentação do SGQ da INSPEQUALY inclui declarações documentadas da Política e dos Objetivos da Qualidade, um Manual da Qualidade, procedimentos documentados, documentos de planejamento e de controle, além de registros das operações realizadas.
Manual da Qualidade
a) Escopo do SGQ, detalhes e justificativas de exclusões com referência à Norma;
b) Referências a procedimentos do SGQ;
c) Descrição da interação dos processos do SGQ.
Controle de Documentos
Os documentos relacionados ao SGQ são controlados de forma que:
a) Sejam analisados e aprovados quanto à sua adequação, antes de sua emissão e/ou revisão;
b) Tenham suas revisões perfeitamente identificadas;
c) Suas versões atualizadas estejam disponíveis nos locais de uso;
d) Permaneçam legíveis e prontamente identificáveis;
e) Documentos externos sejam identificados e tenham sua distribuição controlada;
f) Evitar o uso não intencional de documentos obsoletos.
Controle de Registros
A comprovação da Qualidade dos Serviços da INSPEQUALY pode ser feita através de consultas aos Registros da Qualidade. Nele é possível identificar os registros que são importantes, como eles estão armazenados, como é possível recuperá-los (se necessário), qual o nível de proteção ao acesso que eles têm ao documento, tempo que ficarão retidos para eventuais consultas e qual a disposição final após este período de retenção.
FOCO NO CLIENTE
O foco da INSPEQUALY está voltado ao Cliente e na obtenção da sua satisfação, buscando entender e atender suas necessidades e expectativas. Com o objetivo de sempre ofertar serviços alinhados com as necessidades do mercado.
Quando recebemos uma solicitação de serviço avaliamos em conjunto com os nossos clientes as suas reais necessidades, ofertando a solução que atenda plenamente as suas expectativas.
Esta é a forma como trabalhamos para atender os nossos clientes, ou seja, inserir requisitos de nossos clientes em nossos processos.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A INSPEQUALY definiu suas intenções em relação ao tema Qualidade, levando em consideração a visão de futuro, a vocação e seus valores, definindo assim a sua Política:
a) É comunicada e entendida pela INSPEQUALY a importância da Política da Qualidade;
b) Através de divulgação visual por meio de quadros, e-mail e/ou outros meios como forma de manter em constante contato com os princípios da Política da Qualidade.
c) É analisada criticamente para manutenção de sua adequação, através de análises críticas.
OBJETIVOS DA QUALIDADE
Os objetivos da qualidade, definidos e consistentes com a política da qualidade da INSPEQUALY, incluem o compromisso com a melhoria contínua e são medidos através de indicadores, conforme descrito nos procedimentos.
Os Objetivos estão alinhados com a Política da Qualidade, estão comprometidos com a melhoria contínua e com os requisitos dos serviços ou dos sistemas da INSPEQUALY.
O Sistema de Gestão da Qualidade foi planejado e implementado com o intuito de atender os objetivos da qualidade e os requisitos do item 4.1 da Norma NBR ISO 9001:2008. Uma revisão do planejamento da qualidade ocorre sempre que alterações que afetem o SGQ são planejadas e implementadas, bem como quando julgado necessário.
Planejamento da Qualidade
O planejamento do SGQ pela da INSPEQUALY, leva em consideração, além dos objetivos e metas da qualidade:
a) Os processos do SGQ e sua aplicação pelos setores da empresa;
b) Estabelecimento de procedimentos documentados, que contenham critérios, métodos para realização e controle dos processos;
c) Melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
Cabe à INSPEQUALY o preparo de um plano de implementação no caso de alterações significativas em seu escopo ou novos processos a serem incorporados, cujo tempo para sua implantação e treinamento interfira com o Sistema de Gestão da Qualidade.
Melhorias do Sistema de Gestão da Qualidade são planejadas dentro de uma estrutura de análises críticas, para manter a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade.
ANÁLISE CRÍTICA
A INSPEQUALY analisa criticamente seu Sistema de Gestão para assegurar sua contínua adequação e efetividade. Esta análise crítica realiza-se pelo menos uma vez por ano ou por convocação extraordinária, e inclui avaliação do desempenho, adequação e conformidade do SGQ, mudanças na política da qualidade e seus objetivos e metas, bem como as necessidades de recursos, quando necessários.
GESTÃO DE RECURSOS
A INSPEQUALY determina e provê os recursos necessários para a manutenção e melhoria do seu SGQ, sempre visando à satisfação de clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.
Recursos Humanos
A INSPEQUALY estabelece competências desejadas para cada cargo e função conforme e define um plano de treinamento e desenvolvimento profissional. Os responsáveis pelos processos identificam as necessidades de quaisquer recursos, a qualquer tempo, em função de uma solicitação de Cliente, mudança de tecnologia, cenário econômico ou mudanças internas.
Competência, treinamento e CONSCIENTIZAÇÃO
A INSPEQUALY considera o envolvimento das pessoas como de vital importância para que a Empresa atinja seus objetivos e possa melhorar seu desempenho.
Cabe a INSPEQUALY:
a) Avaliar os funcionários conforme suas competências;
b) Identificar as necessidades de treinamento do pessoal que executa atividades que afetam a Qualidade, para satisfazer as necessidades das competências;
c) Assegurar que os colaboradores estão conscientes da relevância e importância de suas atividades e como contribuem para obtenção dos objetivos da Qualidade;
d) Providenciar treinamento para atender as necessidades identificadas, verificando a eficácia do treinamento.
INFRA-ESTRUTURA
A INSPEQUALY providencia e mantém sua infra-estrutura de forma a permitir que a prestação de seus serviços alcance a conformidade com os requisitos dos clientes. Isso inclui conservação e limpeza adequadas em suas instalações administrativas e manutenção em sistemas de hardware, software e comunicação interna. A infraestrutura da INSPEQUALY inclui recursos tais como as instalações, espaço de trabalho, ferramentas e equipamentos de processo, serviços de apoio, tecnologia de informação e de comunicação.
REALIZAÇÃO DO SERVIÇO
A INSPEQUALY planeja e desenvolve os processos necessários para a realização do serviço, sendo o planejamento desta, coerente com os requisitos de outros processos do sistema de gestão da qualidade.
Ao planejar a realização do serviço, determina-se o seguinte, quando apropriado:
a) Objetivos da qualidade e requisitos do serviço;
b) Necessidade de estabelecer processos e documentos e prover recursos específicos para o serviço;
c) Verificação, validação, monitoramento, medição, inspeção e atividades de ensaio requeridos, específicos para o serviço, bem como os critérios para a aceitação do mesmo;
d) Registros necessários para fornecer evidências de que os processos de realização do serviço resultante atendem aos requisitos do Controle de Registros.
PROCESSOS RELACIONADOS A CLIENTES
A INSPEQUALY determinou no procedimento Processos relacionados a Clientes, conforme:
a) Os requisitos especificados pelo cliente, incluindo os requisitos para entrega e para atividades de pós-entrega;
b) Requisitos não declarados pelo cliente;
c) Requisitos estatutários e regulamentares relacionados ao serviço;
d) Outros requisitos determinados pela INSPEQUALY.
ANÁLISE CRÍTICA DOS REQUISITOS RELACIONADOS AO SERVIÇO
A INSPEQUALY analisa criticamente os requisitos relacionados ao serviço conforme procedimento de Processos Relacionados a Clientes. Esta análise crítica é realizada antes de assumir o compromisso de fornecer um serviço para o cliente.
Cada consulta do cliente deve se analisada criticamente com relação aos equipamentos e deve ser tratados em concordância com os requisitos estabelecidos pelos seus documentos normativos, independente do cliente ou da forma que é realizada (e-mail, verbal, fax, telefone, carta ou outra), onde se assegura que:
a) Os requisitos do serviço ou do produto estão definidos;
b) Os requisitos de contrato ou de pedido que defiram daqueles previamente manifestados estão resolvidos;
c) A INSPEQUALY tem a capacidade para atender aos requisitos definidos.
São mantidos registros dos resultados da análise crítica e das resultantes dessa análise.
COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
A INSPEQUALY determinou e toma providências eficazes para se comunicar com os clientes em relação a:
a) Informações do serviço em catálogos, cartas, fax, internet;
b) Tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas;
c) Realimentação do cliente, incluindo suas reclamações.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO
A INSPEQUALY assegura que o produto adquirido está conforme com os requisitos especificados de aquisição. O tipo e extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao serviço/material adquirido, dependem do efeito do serviço/material adquirido na realização subsequente do serviço contratado.
A INSPEQUALY avalia e seleciona fornecedores com base na sua capacidade em fornecer serviços/materiais de acordo com os requisitos da INSPEQUALY. Critérios para seleção, avaliação e reavaliação, foram estabelecidos. São mantidos registros resultantes das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da avaliação.
A INSPEQUALY assegura a adequação dos requisitos de aquisição especificados antes da sua comunicação ao fornecedor.
CONTROLE DE FORNECIMENTO
A INSPEQUALY planeja e realiza o serviço de Inspeções e Laudos Técnicos, sob condições controladas.
Condições controladas incluem:
a) A disponibilidade de especificações de serviço que definem as características do serviço;
b) A disponibilidade de instruções de processo na forma definida;
c) O uso de equipamentos adequados;
d) A disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição;
e) A implementação de medição e monitoramento conforme instruções;
f) A implementação de liberação, entrega e atividades pós-entrega.
VALIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Os nossos processos são validados no local de realização dos mesmos e verificação subsequente ao serviço.
IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE
A INSPEQUALY identifica o serviço por meios adequados ao longo da realização do serviço.
A INSPEQUALY identificou a situação do serviço no que se refere aos requisitos de monitoramento e de medição.
A rastreabilidade é um requisito definido pela INSPEQUALY que controla e registra a identificação única do serviço.
PROPRIEDADE DO CLIENTE
A INSPEQUALY tem cuidado com a propriedade do cliente enquanto está sob nosso controle ou sendo usada por nós. A INSPEQUALY identifica, verifica, protege e salvaguarda a propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação no serviço. Se qualquer propriedade do cliente for perdida, danificada ou considerada inadequada para uso, isso é informado ao cliente. A propriedade do cliente inclui sua propriedade intelectual e seus dados pessoais.
PRESERVAÇÃO DO PRODUTO
A INSPEQUALY preserva a conformidade do serviço durante processo interno e entrega no destino pretendido. Esta preservação inclui identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção. A preservação também é aplicada às partes constituintes de um serviço.
CONTROLE DE EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO E MONITORAMENTO
A INSPEQUALY estabeleceu processos para assegurar que medição e monitoramento podem ser realizados e são executados de uma maneira coerente com os requisitos de medição e monitoramento.
OS equipamentos e dispositivos são:
a) Calibrado ou verificado a intervalos especificados, ou antes, do uso contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais; quando esse padrão não existir, a base usada para calibração ou verificação é registrada;
b) Ajustado ou reajustado, identificado para possibilitar que a situação da calibração seja determinada;
c) Protegido contra ajustes que possam invalidar o resultado da medição;
d) Protegido de dano e deterioração durante o manuseio, manutenção e armazenamento.
MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
A INSPEQUALY planejou e implementou os processos necessários de monitoramento, medição, análise e melhoria para:
a) Demonstrar a conformidade do serviço;
b) Assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade;
c) Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
d) Isso inclui a determinação dos métodos aplicáveis, incluindo técnicas estatísticas.
SATISFAÇÃO DE CLIENTE
Para o desempenho do sistema de gestão da qualidade, a INSPEQUALY monitora informações relativas à percepção dos clientes sobre se a INSPEQUALY atendeu aos requisitos dos clientes. Os métodos para obtenção e uso dessas informações foram determinados.
Monitoramento e medição de processos
A INSPEQUALY aplica métodos adequados para monitoramento e medição dos processos do sistema de gestão da qualidade definidos. Esses métodos demonstram a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados planejados não são alcançados, são executadas correções e ações corretivas para assegurar a conformidade do serviço.
Monitoramento e medição de SERVIÇOS
a INSPEQUALY mede e monitora as características do serviço para verificar se os requisitos do serviço foram atendidos. Isso é realizado em estágios apropriados do processo de realização do serviço.
Estas informações são registradas e arquivadas por tempo pré-determinado.
Controle de SERVIÇO não conforme
A INSPEQUALY assegura que serviços que não estejam conforme com os requisitos do serviço sejam identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não intencional. Os controles e as responsabilidades e autoridades relacionadas para lidar com serviços não-conformes são definidos.
A INSPEQUALY trata os serviços não conformes por uma ou mais das seguintes formas:
a) Execução de ações para eliminar a não conformidade detectada;
b) Autorização do seu uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade pertinente e pelo cliente;
c) Execução de ação para impedir o envio para o cliente.
São mantidos registros sobre a natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões obtidas.
Quando o serviço não conforme for corrigido, esse é reverificado para demonstrar a conformidade com os requisitos.
Quando a não conformidade do serviço for detectada após a entrega ou início de seu uso, a INSPEQUALY toma as ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos, da não conformidade.
ANÁLISE DE DADOS
A INSPEQUALY determinou coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do sistema de gestão da qualidade e para avaliar onde melhorias contínuas do sistema de gestão da qualidade podem ser realizadas. Isso inclui dados gerados como resultado do monitoramento e das medições dos processos e fontes pertinentes.
A análise de dados fornece informações relativas a:
a) Satisfação dos clientes;
b) Conformidade com os requisitos do serviço;
c) Características e tendências dos processos e serviços, incluindo oportunidades para ações preventivas;
d) Fornecedores.
MELHORIAS
A INSPEQUALY continuamente melhora a eficácia do sistema de gestão da qualidade por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica.
AÇÃO CORRETIVA
A INSPEQUALY executa ações corretivas para eliminar as causas de não conformidades, de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas são apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.
O procedimento documentado, define:
a) Análise crítica das não conformidades (incluindo reclamações de clientes);
b) Determinação das causas das não conformidades;
c) Avaliação da necessidade de ações para assegurar que aquelas não conformidades não ocorrerão novamente;
d) Determinação e implantação de ações necessárias;
e) Registro dos resultados de ações executadas;
f) Análise crítica de ações corretivas executadas.
AÇÃO PREVENTIVA
A INSPEQUALY definiu ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas são apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais. O procedimento documentado, define:
a) Definição de não conformidades potenciais e de suas causas;
b) Avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não conformidades;
c) Definição e implantação de ações necessárias;
d) Registros e resultados de ações executadas;
e) Análise crítica de ações preventivas executadas.